Seja bem vindo
Barueri ,20/04/2026

  • A +
  • A -

O Boticário lidera varejo global de beleza com quase 4 mil lojas em 16 países

O Boticário é reconhecido pela Euromonitor como maior varejo de beleza do mundo em número de lojas

Fonte: Business S/A
O Boticário lidera varejo global de beleza com quase 4 mil lojas em 16 países Foto: Reprodução

O Boticário é o maior varejo de beleza do mundo em número de lojas, segundo estudo global da Euromonitor International. A marca soma quase 4 mil unidades físicas distribuídas em mais de 1.650 cidades brasileiras e outros 16 países.

O reconhecimento consolida uma trajetória iniciada há quase cinco décadas, quando a empresa nasceu como uma farmácia de manipulação em Curitiba (PR). Hoje, o Grupo Boticário opera com três fábricas, oito centros de distribuição no Brasil e em Portugal, além de unidades administrativas em Curitiba e São Paulo e escritórios nos Estados Unidos, Hong Kong, Colômbia e Portugal. São mais de 21 mil colaboradores diretos.

O modelo de franchising foi determinante para a expansão. A primeira franquia foi inaugurada em Brasília, em 1980, após o sucesso da loja no Aeroporto Internacional Afonso Pena, que ampliou a visibilidade nacional da marca. A estratégia estruturada com parceiros locais permitiu capilaridade e padronização da experiência nas lojas, chamadas internamente de “templos”.

A internacionalização combina consistência de marca e adaptação cultural. Em Portugal, o Boticário opera com 61 lojas próprias e registrou cerca de 1 milhão de tickets em 2025. Na Colômbia, são aproximadamente 50 unidades e mais de 1,7 milhão de clientes no período.

Na América Latina e na África, a presença inclui lojas parceiras e quiosques em países como Bolívia, Paraguai, Uruguai, Angola, Moçambique, Guiana e Suriname. O modelo ajusta operação, portfólio e comunicação às especificidades de cada mercado.

A estratégia inclui desenvolvimento de produtos específicos para determinados territórios, como a linha Nativa Spa Acerola Cherry, direcionada aos Estados Unidos e Portugal, além de colaborações com personalidades locais. Na Colômbia, a marca inaugurou sua primeira loja com conceito 360º.







Segundo Artur Grynbaum, Vice-Presidente do Conselho do Grupo Boticário, a posição global resulta da execução em loja e da estrutura construída com parceiros locais. O estudo da Euromonitor considera dados de 2024 e classifica o Boticário como líder mundial em número de pontos de venda especializados em beleza.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.