Chuva provoca recorde de congestionamento em São Paulo em 2026
Congestionamento em São Paulo supera 1.050 km em manhã chuvosa
Av. Cruzeiro do Sul, Zona Norte de SP — Foto: ROBERTO COSTA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO O congestionamento em São Paulo atingiu o maior nível do ano na manhã desta terça-feira (10), impulsionado pela sequência de dias chuvosos na capital paulista. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 7h30 foram registrados 1.054 quilômetros de lentidão nas vias da cidade.
O volume superou o recorde anterior de 2026, anotado no dia 6 de fevereiro, quando o congestionamento em São Paulo chegou a 1.053 quilômetros no início da noite. A nova marca representa o pico de lentidão do ano até o momento.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a cidade amanheceu com tempo instável e temperatura média de 18,3°C durante a madrugada. A previsão indica chuva intermitente de fraca intensidade pela manhã e precipitações moderadas a fortes entre a tarde e o início da noite.
O acumulado de chuva em fevereiro já soma 106,9 milímetros até esta terça-feira, o equivalente a 49,2% do volume esperado para todo o mês, que é de 217,2 milímetros, segundo dados do CGE.
A combinação de chuva persistente, solo encharcado e rajadas de vento mantém elevado o risco de alagamentos e quedas de árvores, fatores que impactam diretamente o tráfego e ampliam o congestionamento em São Paulo.
COMENTÁRIOS